Global Eco Forum – Francisco Tonucci – Construir os espaços do futuro

foto_gruppo
O educador, desenhista e ilustrador italiano, Francisco Tonucci é um dos grandes nomes no que se refere a uma forma diferente de educar. Já escreveu inúmeros livros mostrando como as crianças se relacionam com diversos temas, mas no vídeo abaixo, assim como em muitos de seus livros, Tonucci descreve alguns questionamentos de crianças de muitos locais do mundo, mostrando como elas se relacionam com suas cidades, quais são os principais problemas que lhes afligem e quais as soluções que elas propõem.

O mais importante que ele nos descreve em seu discurso é que as crianças, com sua ingenuidade e simplicidade, muitas vezes percebem problemas que para nós, adultos, não são importantes. Um exemplo disso é a proposta de uma das crianças em transformar metade dos estacionamentos públicos em locais de recreação para as crianças, ou preferirem muitos pequenos espaços verdes públicos ao invés de somente poucos e grandes espaços. As crianças mostram uma verdadeira e honesta leitura do território.

Isto demonstra que os diversos espaços da cidade são tão educadores como espaços escolares! As crianças não aprendem necessariamente de um determinado jeito, mas podem aprender de diversas maneiras e por isso elas têm que poder experimentar. O direito a experimentar e viver a cidade é um direito das crianças e de todos os cidadãos, mas infelizmente muitas de nossas cidades não proporcionam isso e é função de nós, adultos, produzir e manter espaços públicos, aonde todos possam aprender com a urbe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s