Boca no Trombone


LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011

No dia 8 de Julho foi aprovada, pelo Congresso Nacional, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011, que isenta as obras para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 das exigências da Lei de Licitações.


A Lei de Licitações tem como um dos principais objetivos, basicamente, garantir a aprovação da proposta mais vantajosa. Com essa nova lei será reduzida as exigências para licença ambiental, facilitará desapropriações de imóveis e possibilitar contratações de empresas em regime emergencial.

Recentemente diversas polêmicas foram geradas após contratações de projetos para obras públicas sem a utilização de concursos públicos.
A falta de critério e transparência nas contratações já são motivos para desconfiança em cima dos órgãos responsáveis.
Mesmo com a presença de licitações são constatadas no meio ou no final da obra, divergências consideráveis entre o orçado com o real gasto do projeto.

A dispensa de licitação em obras que forem consideradas emergenciais será uma grande oportunidade para o favorecimento de algumas empreiteiras, para o desvio de verbas públicas e para a corrupção em geral.
Um exemplo mais próximo é a novela para o palco da Copa de 2014 em São Paulo, que apesar do São Paulo Futebol Clube ter apresentado o projeto, realizado com a consultoria do GMP Architekten, aprovado anteriormente pela Fifa e as garantias necessárias, a CBF vetou o Estádio Cícero de Pompeu de Toledo, o Morumbi.
Demostrações como esta, deixam claro que as preocupações políticas ficam acima das técnicas e pela preferência nas construções com grande utilização verba pública, que com a PDO poderá favorecer o desvio e a corrupção.

Continua…

Abaixo Assinado: Campanha contra o uso de dinheiro público em estádio de futebol.
Imagem: Cartunista Dalcío

Por: Thiago Kubo

Para ter seu texto publicado no Boca no Trombone , envie seu texto para ensaiosfragmentados@gmail.com que ele será avaliado e se aprovado irá para o ar.

Uma resposta para “Boca no Trombone

  1. Thiago Kubo,Parabéns pelo blog e também pela matéria! Muito bacana!Agora, que Copa de 2014 mais safada, heim?! O povo brasileiro que tanto quer a copa parece estar novamente preso nas mãos de porcos, digo, poucos…Se reunirmos as matérias publicadas na mídia nesse último ano, sobre as reformas e construções dos estádios para a Copa, veremos tantas contradições e discursos efêmeros, principalmente de políticos e cartolas futebolísticos (que não deixam de ser políticos)…Tomara que a Copa de 2014 no Brasil, próxima na sequência depois da Copa dos Bafana Bafana, não se torne a Copa dos Afana Afana.Nos resta torcer, não pela seleção, mas pelo não abuso do dinheiro público.Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s