Kassab entregará plano para revitalização da Mooca à iniciativa privada


São Paulo – A gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) estuda conceder à iniciativa privada mais um plano de revitalização e reocupação de uma área degradada de São Paulo. O alvo dessa vez é a antiga região industrial da Mooca, na zona leste, às margens da linha ferroviária que corta o bairro. O objetivo é levar prédios, serviços e comércio para terrenos cheios de galpões vazios ou que estão ocupados por famílias de sem-teto.

O projeto será detalhado hoje pelo próprio Kassab e pelo secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, no seminário internacional “São Paulo – Cidade Compacta”. A Prefeitura pretende tornar a repaginação da Mooca uma referência internacional na recuperação de regiões degradadas.

A proposta, porém, será lançada antes mesmo de o governo municipal ter iniciado as obras de revitalização da Nova Luz, a região do centro conhecida como cracolândia. Desde 2005 a Prefeitura fala em revitalizar essa parte da região central e transformá-la em vitrine fora do País, mas até hoje a área segue cheia de dependentes de crack, moradores de rua e imóveis vazios. O modelo a ser adotado na Mooca é o mesmo da Nova Luz, mas até agora todo o projeto parece muito nebuloso.

“Será uma concessão urbanística numa área degradada de 470 hectares, dentro da Operação Urbana Mooca-Vila Carioca. A Prefeitura vai contratar uma empresa para fazer o plano urbanístico a ser desenvolvido e outra para fazer o levantamento da contaminação no bairro”, afirma Hélio Neves, assessor de gabinete da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. “O uso dessa área está travado por causa das contaminações industriais do passado.”

Por mais necessário que seja uma intervenção urbana, tanto na Luz quanto na Moóca, parece um tanto quanto estranho elas serem feitas pela iniciativa privada, já que as modificações são responsabilidade da prefeitura, uma vez que será alterado o solo urbano e seus usos. No caso da Luz (e possivelmente no caso da Moóca), a iniciativa privada poderá alterar padrões urbanísticos e prever desapropriações, desenhando o bairro de acordo com os seus interesses. O que parece, portanto, é que esse lobby imobiliário já estava bem definido ainda na campanha do prefeito de São Paulo, que deixa que o setor privado defina os rumos da cidade ao seu bel-prazer.

Fonte: Estado.com.br

Uma resposta para “Kassab entregará plano para revitalização da Mooca à iniciativa privada

  1. Iniciativa privada… O que eles vão fazer é encher o bairro com predinhos Gafisa, expulsar os moradores originais de lá por conta do alto valor que a terra vai ter e fazer parques e equipamentos de lazer de âmbito local para os que puderem pagar pra morar lá. O mesmo acontece no centro. O Sr. Kassab não pensou duas vezes em gastar R$ 20 milhões pra demolir o Ed. São Vito, prédio que se fosse restaurado poderia ser a salvação para muitas famílias de baixa renda. Esse modelo que a Gestão Kassab adota é similar ao que foi implementado nas Docklands de Londres durante o governo de Margareth Thatcher nos anos de 1980. O resultado da revitalização até ficou bom, mas quem habitava a região degradada caiu fora pra ceder lugar aos grandes centros empresariais e condomínios de luxo, o que fez o valor da terra subir vertiginosamente. Por fim a bolha estourou em 1990 e os terrenos sofreram com a desvalorização. Deveria-se adotar um modelo similar ao que foi feito em Barcelona, entre 1984 e 1992 para que a cidade pudesse ser sede dos Jogos Olímpicos: um modelo misto entre a iniciativa pública e a iniciativa privada, de forma a garantir o lucro do investidor sem que o mercado tome as rédeas das diretrizes urbanas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s