Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada – boletim nº 2

Neste mês de setembro, entre os dias 6 e 13, a Relatora Raquel Rolnik visitou o Cazaquistão a convite do governo daquele país. Na ocasião, ela pôde testemunhar os efeitos da crise financeira e imobiliária, que fez com que milhares de pessoas perdessem suas casas, e ouviu relatos de remoções forçadas em função da construção de equipamentos para o Asian Games.
Além disso, às vésperas de mais um Dia Mundial do Habitat, realizado anualmente em outubro pela UN-Habitat (Programa da ONU para os assentamentos humanos), a Relatora preparou uma declaração, reafirmando a importância de que políticas públicas de habitação sejam pensadas sob a perspectiva dos direitos humanos e da justiça social.

http://www.direitoamoradia.org/

* Missão ao Cazaquistão:
Leia o pronunciamento da Relatora ao governo e à imprensa do Cazaquistão. Clique aqui.

* Dia Mundial do Habitat:
No dia 4 de outubro, a UN-Habitat celebrará mais um Dia Mundial do Habitat, que terá como tema este ano “cidades melhores, vidas melhores”. Para ler a declaração da Relatora, clique aqui.

* Migrações:
O próximo relatório temático a ser apresentado pela Relatoria será sobre “Migração Internacional e o Direito à Moradia”. A apresentação acontecerá no dia 22 de outubro, na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. Mais informações nos próximos boletins.

* Saiba mais:
Ferramentas que ajudam – nesta seção do site você encontra materiais de apoio a cidadãos e governos, como o guia e a cartilha sobre remoções e o questionário sobre mulheres e moradia adequada. Clique aqui.

Fonte: Direitoamoradia.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s