Dica de leitura e filme: Por uma outra Globalização (livro) e Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá (filme)

Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926–2001), gravada quatro meses antes de sua morte.

Considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX, Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o modelo de globalização perversa vigente no mundo, que ele chamava de globalitarismo. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton enxergou a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa e mais humana.

O filme foi também baseado no livro Por uma outra Globalização, que explica de forma clara e sem as obrigações de textos acadêmicos, como se deu esse processo pelo mundo e como ele é encarado pelos países mais pobres. É uma das leituras mais que obrigatórias para entender como se territoraliza os processos econômicos e como muitas vezes ele pode ser voraz e violento com aqueles com menos condições de se defender.

Abaixo um pedacinho do filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s