Rios Contaminados / A Liga

O Programa A Liga da TV Bandeirantes abordou no último episódio a questão da qualidade dos rios no Brasil:


A qualidade das águas dos rios e da represa piora ano a ano. Isto porque apenas metade dos habitantes da região tem algum sistema de coleta de esgotos e a maioria do que é coletado continua sendo despejada na represa.

O custo de tratamento desta água é altíssimo. Sabe-se que a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.

Os principais fatores de deterioração dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial grande prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgão ambient
ais internacionais afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Cerca de um milhão não tem acesso à água potável e, em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os hospitais e postos de saúde destes países.

Os produtos que mais poluem os rios, lagos e mares são os detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados como chumbo, zinco, alumínio e mercúrio.

Clique nos links abaixo para visualizar os vídeos:


Parte 01
Parte 02
Parte 03
Parte 04
Parte 05

Fonte e outros vídeos do programa A Liga: eBand.com.br/A Liga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s