La Plaza Del Viejo Coso – Antiga Plaza de Toros de Valladolid


A antiga Plaza de Toros de Valladolid é ainda hoje bem desconhecida até para seus habitantes e isso se deve, em grande medida, a sua localização quase em um miolo de quadra. Está praticamente escondida da vista das pessoas que passam por perto. Suas entradas são também muito discretas dando a impressão de que se trata de um portal de um edifício comum.


De qualquer maneira, a peculiaridades da Plaza é que, diferente das maioria das Plazas de Toros da Espanha, essa tem formato octogonal e possuiu 8000 lugares. Foi construída em 1833 e abrigo corridas de toros até 1890, ano que foi inaugurada a atual Plaza de Toros da cidade no Paseo de Zorrilla.

Depois disso, o edifício se converteu em quartel da Guarda Civil por alguns anos e depois foi fechado, ou melhor, abandonada, até 1980 quando foi totalmente reabilitada e transformada em moradias particulares, em geral.

O edifício original foi respeitado e as unidades habitacionais foram instaladas aonde se encontravam as arquibancadas. No nível do térreo se instalou espaços para escritórios e serviços em geral e a antiga arena aonde aconteciam às corridas agora é um grande jardim central semi-publico. O projeto de restauração foi feito pelo Arq. López de Uribe, que procurou recuperar o edifício sem que fossem perdidas as qualidades arquitetônicas originais.

Fotos atuais: Helo Babeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s