Eduardo Souto de Moura vence Prêmio Pritzker 2011 de Arquitetura

O portuense Eduardo Souto de Moura venceu o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2011, considerado o “prêmio Nobel” do setor. O presidente do júri afirmou, em comunicado, que Souto de Moura “produziu um corpo de trabalho que é do nosso tempo, mas que também transporta ecos das tradições arquiteturais”(…) “Tem a confiança para usar pedra que tem mil anos ou para retirar inspiração de um detalhe moderno de Mies van der Rohe”(…) “Os seus edifícios apresentam uma capacidade única de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a sutileza”, acrescenta o texto do júri.

Souto de Moura é o segundo arquiteto do Porto a vencer o Pritzker. Siza Vieira, com quem trabalhou durante 5 anos antes de fundar o seu próprio escritório, foi premiado em 1992.

Entre os principais projetos que Souto de Moura assinou, estão o Centro Português de Fotografia – Edifício da Cadeia da Relação do Porto (1997-2001), a Casa do Cinema Manoel de Oliveira (1998-2003), parte da rede de metro do Porto (1997), e o Estádio Municipal de Braga (2000-2003). O prêmio, com o valor de 100 mil dólares, já foi entregue a nomes grandes da história da arquitetura, como Norman Foster, Rem Koolhaas e Frank Gehry. Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Eduardo Souto de Moura iniciou a sua carreira colaborando no atelier de Álvaro Siza Vieira. Em 1981, recém-formado, surpreendeu a comunidade dos arquitetos vencendo o concurso para o importante projeto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto (1981-1991) que o viria a lançar, dentro e fora de Portugal, como um dos mais importantes arquitetos da nova geração. O seu reconhecimento internacional viria a reforçar-se com a conquista do primeiro lugar no concurso para o projeto de um hotel na zona histórica de Salzburgo, na Áustria, em 1987. Abaixo algumas obras do arquiteto.

Quinta do Lago (Algarve, 1989)

Casa das Histórias Paula Rego (Caiscais, 2008)

Serpentine Pavilion (Londres, 2005)

M9 Museum (Veneza, 2010)

Escola de Música (Porto, 2010)

Estádio Municipal de Braga (Braga, 2003)

Uma resposta para “Eduardo Souto de Moura vence Prêmio Pritzker 2011 de Arquitetura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s