Entrevista com Eduardo Souto de Moura – São Lourenço do Barrocal

Entrevista muito interessante com o vencedor do Pritzker 2011, Eduardo Souto de Moura. Nele, o arquiteto português fala das questões relativas à intervenção em patrimônios históricos, o projeto retratado é a reconversão em empreendimento turístico de São Lourenço do Barrocal na região do Alentejo. Os edifícios históricos surgem em uma paisagem de afloramentos rochosos, vinhas, olivais centenários e vastas pastagens agrícolas.

Desenhada por Eduardo Souto Moura, John Pawson, entre outros, a intervenção (segundo o entrevistado) parte da percepção das hierarquias existentes, quadras, praças, edifícios. As casas, resguardadas em barrocais singulares, desenvolvem-se a partir do Monte oitocentista da propriedade rural até o lago do Alqueva.

O projeto de São Lourenço do Barrocal fica a uma hora e meia de Lisboa, e incluirá um hotel, spa, mercado, restaurantes e residências assim como a contínua produção agrícola biológica. Este patrimônio histórico é também privilegiado pelas vistas panorâmicas para Monsaraz, o lago do Alqueva e a vasta paisagem do Alentejo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s