China: um novo arranha-céu a cada cinco dias

Foto: stock.xchng

 

De acordo com uma pesquisa do Motian City – um site para entusiastas do país, a China ganhará um novo arranha-céu novo a cada cinco dias nos próximos três anos.


A expansão seria resultado da rápida urbanização do país e do boom da construção que vem acontecendo nos últimos anos. Atualmente, mais de 200 edifícios com mais de 500 pés (152m) de altura estão em construção – o equivalente ao número total de arranha-céus existentes nos Estados Unidos. E, segundo a pesquisa, até o final de 2016, serão 800 edifícios acima desta altura. A lista “China 2011 Skyscraper City”, compilada pelo Motian City, ainda apontou que China e Taiwan já possuem cinco dos 10 edifícios mais altos do planeta.

Tanto crescimento, assustou os chineses, que acabam de encomendar uma pesquisa ao Financial Times para saber se o estrondoso boom pode significar que a falência está a caminho.


Tal preocupação tem uma explicação: o economista Andrew Lawrence, do Financial Times em Londres, observou que, no decorrer da história, a construção de prédios altos, muitas vezes, prenunciou grandes crises econômicas.


A pesquisa do Motian Cidade ainda advertiu para o perigo crescente de “elefantes brancos”. E sinalizou que cidades como Haikou, Kunming, Nanning e Dongguan estão planejando estes edifícios altos sem demanda para isso.


Fonte: Arq!Bacana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s