Escritórios querem impugnar concurso Porto Olímpico no Rio

Por Fábio Grellet da Folha.com


Dois escritórios de arquitetura querem impugnar o resultado do concurso Porto Olímpico, que definiu o projeto das instalações a serem construídas na região portuária do Rio para a Olimpíada de 2016. Eles acusam o vencedor da disputa de ter acesso a informações privilegiadas sobre o concurso.

O processo seletivo, promovido pelo IAB-RJ (Instituto dos Arquitetos do Brasil, unidade Rio) em parceria com a Prefeitura do Rio, foi vencido por João Pedro Backheuser, integrante do conselho deliberativo do órgão. O resultado foi divulgado no dia 28.

Para o designer Ricardo Antonio, dono do escritório Ricardo Antonio Design Studio, Backheuser foi beneficiado por ter contato privilegiado com organizadores e julgadores do concurso.

Em parceria com um escritório australiano, Antonio encaminhou nesta segunda-feira ao Ministério Público um pedido de investigação do caso. Como a denúncia foi enviada pela internet, o órgão ainda não tinha confirmado o recebimento até o início da noite. Na terça, o designer pretende apresentar uma reclamação direta ao IAB-RJ.

“Backheuser coordena um outro concurso do IAB-RJ, e a família dele é dona da construtora que vai executar a obra. São muitas ligações irregulares”, diz Antonio.

A coordenadora do concurso, Norma Taulois, nega que tenha havido favorecimento. “O edital não proibia a participação dele, e os jurados avaliaram cada projeto sem saber quem era o autor, porque foram numerados”, diz. “Nunca houve informação privilegiada.”

Procurada, a Prefeitura do Rio não quis se manifestar. O arquiteto vencedor do concurso não foi encontrado pela reportagem.


Fonte: Folha.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s