Multa por desrespeito a pedestre deve abranger toda SP em um mês





A Prefeitura de São Paulo pretende ampliar para toda a cidade, dentro de um mês, a aplicação de multa para motoristas que desrespeitarem a preferência do pedestre, de acordo com o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco. Nesta segunda-feira, a CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) começou a multar o desrespeito ao pedestre em travessias da região central de São Paulo e da avenida Paulista.



“Estamos começando [a multar] nesses 78 pontos e depois vamos ampliar isso pra cidade como um todo. Esperamos que as pessoas tenham contato que esse novo modelo de fiscalização, se acostumem com essa nova prática, se adaptem, e dentro de um mês ou pouco mais devemos ampliar isso pra cidade como um todo”, afirmou o secretário durante o lançamento da intensificação de fiscalização.


O prefeito Gilberto Kassab (PSD) também esteve no lançamento e disse que São Paulo vai ganhar um cruzamento com o nome do administrador de empresas Vitor Gurman, 24, que morreu atropelado por um jipe Land Rover no fim de julho.
“Que nessa homenagem a ele sejam homenageadas todas as famílias que perderam alguém por conta de um acidente de trânsito, vítimas de um motorista que cometeu um deslize, um equívoco”, afirmou Kassab.


A fiscalização do respeito ao pedestre, com penalidades de até R$ 191,53 e sete pontos na carteira de habilitação, começa três meses após o lançamento do Programa de Proteção ao Pedestre, campanha que, até agora, não conseguiu mudar o quadro de desobediência generalizada nas ruas da cidade.
Monitoramento realizado pela CET em quatro pontos da região central mostra que 90,3% dos condutores ainda desrespeitam a preferência dos pedestres e 42,2% não dão seta na conversão.


O patamar é semelhante aos 89,6% antes do programa, que mantém hoje 1.040 orientadores educativos.


Além do respeito ao pedestre, a meta é baixar atropelamentos, que mataram 630 no município no ano passado. A CET treinou 154 agentes para multar na zona central.

Vote na enquete: 

Você acha que estas medidas farão com que os pedestres sejam respeitados de fato?


Fonte: Folha SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s