Dia Mundial Sem Carro



No dia 22 de Setembro vai acontecer o Dia Mundial Sem Carro, essa data acontece na Semana da Mobilidade e tem como objetivo estimular a reflexão sobre o uso do automóvel como principal meio de locomoção nas cidades. A idéia da data é estimular que essas pessoas troquem o carro por outras formas alternativas de mobilidade (bicicleta, metrô, ônibus, trêm e a pé).







Carta Manifesto 2011


São Paulo é refém. Refém de uma lógica que privilegia o particular sobre o público. Que prioriza o transporte individual sobre o coletivo. Que tira dos cidadãos o direito de escolher como se locomover. Que transforma as pessoas em prisioneiros de bolhas de falso conforto. Que limita nossa possibilidade de viver a cidade.


Mas São Paulo é nossa. A cidade é nossa. E vamos retomá-la, uma esquina por vez, uma rua por vez. Queremos um plano de mobilidade que respeite todos os cidadãos. Demandamos participar da construção de nossa mobilidade, de nossa cidade. Um plano que contemple transporte de qualidade, com tarifa justa e durante as 24 horas do dia. Que nos leve onde precisamos ir e quando precisarmos ir. Um plano que priorize o transporte público e valorize a acessibilidade. Que fiscalize a legislação que protege a todos, que eduque para a cidadania no trânsito. Por um trânsito que não seja competitivo e sim cooperativo.
Afinal somos todos pedestres e todos estamos em trânsito. Todos saímos, chegamos e vivemos a cidade.


Essa jornada já começou e não vai parar. Sairemos de nossas bolhas em direção à Avenida Paulista, onde transformaremos o símbolo da nossa cidade no símbolo da mudança. Onde iremos espalhar nossas demandas e nossas esperanças na forma de bolhas de sabão.
Venha com a gente retomar a cidade. Ela é nossa. Saia da sua bolha e traga bolhas de sabão. Caminhar é preciso!



Programação do dia:



22 de setembro de 2011


18h – Concentração de Ciclistas na Praça da Liberdade.
19h – Início da pedalada.
O percurso será de aproximadamente 15 km.



Mais Informações: DMSC

2 Respostas para “Dia Mundial Sem Carro

  1. A unica soluçao para termos uma cidade melhor é aceitar os erros do passado e tomar as atitudes necessarias para a mudança! Parabéns pela matéria e cada um na sua bike ja!!!

  2. Acho que essa manifestação da propaganda em prol de uma cidade sem o carro está deslocada da realidade, o rodoviarismo agressivo foi o princípio estruturador da nova São Paulo. O carro se tornou o protagonista dos deslocamentos urbanos, não somente por uma preferência caucada na busca pelo status social, mas essencialmente pelas longas distâncias entre centro (concentrador de empregos) e periferia(subúrbios domiciliares). A troca do transporte individual pelo coletivo se dá quando a representação pública – Estado e Sociedade – entendem que os investimentos devem ser direcionadas para a esfera popular e não o contrário. Me parece que este salto entre o "deixe o carro em casa e vá de bicicleta" tem sua raiz nos recantos mais liberais do centro expandido de São Paulo. Agora a exigência das elites, ditas menos reacionárias que outrora, passa a ser a da construção de ciclovias, como se estas fossem capazes de traduzir o ideário de cidade sustentável através da figura mítica da bicicleta. É evidente que o uso deste tipo de veículo pode ser mais uma estratégia complementar para desafogar o trânsito, mas não é a espinha dorsal da solução do transporte para São Paulo, acredito que unicamente o transporte coletivo: ônibus, metrô, trens, são capazes de responder a uma demanda de deslocamentos extremamente pesada das classes trabalhadoras, creio inclusive que estas estariam sendo pessimamente representadas se seus impostos fossem destinados à construção de ciclovias nos bairros em que eles (os mais pobres) jamais terão condição de morar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s