Após 6 meses de atividade, Centro Niemeyer fecha as portas na Espanha





O único projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer na Espanha, o Centro Cultural Niemeyer, na cidade de Avilés, no norte do país, deve fechar suas portas no próximo dia 9 de outubro, após quatro anos de obras e apenas seis meses de atividade.


O motivo para o fechamento é uma disputa entre a administração do Centro Cultural e o governo regional, que teria decidido não renovar a licença de funcionamento do centro, o que fez com que a programação da casa fosse cancelada.
A decisão de suspender a licença (que vence no dia 15 de dezembro) foi tomada pelo recém-eleito governo conservador da Província de Astúrias. Segundo o governo, uma auditoria indicou que as contas do centro não estavam claras. Além disso, para manter o centro em funcionamento, os auditores recomendavam a gestão direta do governo, eliminando toda a direção atual.
O Centro Niemeyer de Avilés é o resultado de um projeto apresenteado pelo próprio arquiteto à Fundação Príncipe de Astúrias, em agradecimento pelo prêmio na categoria das Artes dado a ele em 1989.
Na última quinta-feira, 29 de setembro, o secretário-geral do conselho que dirige o centro, José Luis Rebollo, anunciou o cancelamento das atividades, uma ação legal contra o governo regional e pediu apoio popular e de grupos políticos para salvar o Centro Niemeyer.
Em seu apoio, foram realizadas no domingo e na sexta-feira manifestações em frente ao centro cultural. Os protestos contaram com a participação de representantes de partidos, líderes sindicais, associações de comerciantes e de vizinhos. Os manifestantes acusavam o governo de fazer uso político do centro.
Fonte:Ig

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s