Arranha-solo: um "arranha-ceu" subterrâneo no coração da DF no México


Uma grande pirâmide invertida de 65 andares foi projetada a 300 metros abaixo da terra, com espaço de moradias para milhares de pessoas, no centro histórico da DF do México.

Ao contrário dos arranha-céus convencionais, o “arranha-solos” desenhado por um escritório de arquitetura mexicano será uma grande torre de 65 andares que se afundará por 300 metros debaixo da terra, com espaço para que vivam milhares de pessoas. Estima-se que levar a cabo este projeto custaria mais ou menos 550 milhões de euros, e se localizaria debaixo da Praça de Zócalo do Distrito Federal, uma das maiores praças do mundo.



Um vão central permitirá que a luz solar chegue a todos os andares subterrâneos e os primeiros 10 andares estariam dedicados a um museu e centro de cultura maya e asteca. Contudo, não se sabe se de fato será construído este edifício projetado pela escritório Bunker Arquitectura, comandado por de Emelio Barjau.
O centro histórico da cidade do México não conta com terrenos livres e, a maioria dos edifícios desta zona, são tombados pelo patrimônio histórico, por leis federais e locais, impedindo que sejam demolidos ou que se construam novos edifícios com mais de 8 andares. Por isso que este escritório decidiu construir para a única direção possível: para baixo.



A torre tem forma de pirâmide invertida e teria 57 mil metros quadrados construídos. Os arquitetos estimam que se levaria 5 anos para construir tudo e que sua construção daria mais dinâmica e vida ao centro histórico da cidade, que se encontra muito deserto, principalmente durante a noite.

As construções “para baixo” poderiam resolver o problema de falta de terrenos urbanos? Qual a sua opinião? COMENTE!

Agradecimento: a Pablo y Roberto por enseñarme ese proyecto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s