Edifício Oka – Isay Weinfeld

Com volumetria dinâmica e instigante, o mais novo projeto do arquiteto Isay Weinfeld é um edifício residencial que evita o pavimento tipo. Localizado na Vila Madalena, um bairro jovem e em efervescente transformação da capital paulista, o Edifício Oka vai ser implantado entre duas ruas, em uma encosta com desnível de 19 metros.
A topografia íngreme do terreno e a solicitação da construtora de que o edifício contemplasse apartamentos com programas diferentes, direcionou o arquiteto a conceber uma construção escalonada.
Assim, o projeto prevê andares que ora estão mais à frente, ora mais ao fundo, ora mais à esquerda e ora mais à direita. Isay Weinfeld explica que “o desalinhamento dos andares é de certa forma decorrência dessa necessidade de ajustar programas tão diferentes a um mesmo esqueleto estrutural, comum a todos os pavimentos”.
Além disso, o arquiteto revela que o desafio do projeto consistiu em garantir uma solução otimizada e eficiente para a circulação vertical. Com apenas oito unidades residenciais, os apartamentos variam de 360m² a 550m².
O acesso é feito pela rua no ponto mais alto do terreno e acima deste nível serão oito pavimentos, sendo cinco apartamentos, um por andar, e um triplex.
Abaixo do nível adotado como térreo, foram previstas duas unidades duplex que dividem o pavimento com as garagens. E, por fim, dois andares abaixo foram destinados para espaços de lazer do edifício, além de um espaço comercial com acesso em nível pela rua de baixo – o ponto mais baixo do terreno.
O resultado final é um edifício que segue não só a topografia, mas dá continuidade à linguagem das casas escalonadas do entorno, aproveitando ao máximo à vista privilegiada e a arborização da região. Apesar do cronograma da obra ainda não estar fechado, a previsão do início da construção é julho ou agosto deste ano.
EDIFÍCIO OKA
Arquitetura Isay Weinfeld
Data 2011
Local São Paulo, SP

Fonte: Arq!Bacana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s