Chairless / Alejandro Aravena

Por Guilherme Figueiredo

Os índios da tribo Ayoreo, da região do Chaco, no norte do Paraguai fazem uso de uma “cinta” esticada por suas pernas e costas como cadeira.


E é a partir daí que o arquiteto chileno, Alejandro Aravena desenvolveu a emblemática “cadeira” Chairless  para a famosa fabricante de móveis suíço-alemã Vitra.


Aravena conta que a idéia surgiu após seu amigo, o arquiteto paraguaio Solano Benítez lhe mostrar  um livro, o qual tinha a imagem de um índio Ayoreo fazendo uso desse dispositivo.

Segundo ele, vendo a fotografia poderiam ser retiradas 3 lições da foto:


1.O homem na foto, sendo da tribo Ayoreo é extremamente pobre, e ter sido apto de desenvolver um dispositivo que o ajudasse a sentar, em um meio sem recursos é relevante.


2. Mesmo que esse homem não fosse pobre, qualquer outro tipo de design não faria sentido, pois esse homem é um nômade.


3. O pedaço de pano, chega ao limite da irredutibilidade, é o último limite antes do substantivo “cadeira” torna-se o verbo puro “sentar”.

A Chairless é uma ferramenta móvel e simples para sentar. Feita com uma tira de poliamida em forma laço, ela é enrolada em torno das costas e joelhos, a fim de estabilizar o corpo e aliviar a tensão, enquanto sentada. Pesando menos de 85 gramas, a Chairless pode ser dobrada em um tamanho compacto, permitindo guardá-la facilmente no bolso.


O arquiteto ainda reforça: ” A Chairless não é um substituto, mas sim uma alternativa em situações em que uma cadeira não está disponível,por exemplo: no parque, praia ou até mesmo em aeroportos.

Em quatro cores, a Chairless é projetada para pessoas que têm entre 1,60 e 1,95 metros. E sai por € 20,20 na Online Shop da Vitra.

A Vitra envia uma parcela dos lucros com a Chairless para a Fundação para Comunidades Indígenas Paraguaias, que apóia diretamente os índios Ayoreo.


Para mais informações acesse:
Alejandro Aravena 
Vitra


Fonte: ProjetoBLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s