O desenho da Medalha Olímpica – Londres 2012

Criada pelo artista britânico David Watkins, medalhas de Londres 2012 tem novo design – Foto: Divulgação
Essa edição dos Jogos Olímpicos terão as maiores e as mais pesadas medalhas da história. Cada medalha distribuída em Londres pesa 400 gramas, exatamente dezessete vezes mais que as medalhas dos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912. Além disso, cada uma tem 85 milímetros de diâmetro (15 a mais que as medalhas de Pequim 2008). A sua espessura mede 7 milímetros, isso é duas vezes mais que as medalhas de Roma 1968.
O design das medalhas muda a cada edição das Olimpíadas, mas alguns detalhes seguem como padrão desde a edição de Amsterdã, em 1928. Na época, o Comitê Olímpico Internacional lançou uma competição de onde saiu vencedor o escultor e pintor italiano, Giuseppe Cassioli. O artista desenhou a imagem de Nike, a deusa da vitória segurando uma coroa e uma folha de palmeira, prêmios recebidos pelos campeões olímpicos na Grécia antiga. No verso, um vencedor era carregado pela multidão. Esse padrão seguiu até 1968, nos Jogos da Cidade do México.
Na Olimpíada seguinte, em Munique, a tradição de 44 anos foi quebrada, mas só no verso da medalha. A deusa Nike, permaneceu na frente das medalhas até as Olimpíadas de Melbourne, em 2000. Nos jogos seguintes, Atenas, as medalhas começaram a ter a Deusa Nike sobrevoando o estádio Panathenik, local dos jogos na Grécia antiga, simbolizando a renovação do espirito olímpico.
Em Londres, o design das medalhas, criadas pelo artista britânico David Watkins, seguem um novo padrão em uma das faces. No verso está estampado o logo dos Jogos acima de um desenho de palitos chineses, que sugere a energia dos atletas em união. Representando a cidade sede dos jogos esta o Rio Tâmisa correndo pelo meio do desenho, como uma fita que marca uma celebração.
Nos Jogos Olímpicos de Londres serão distribuídas 4700 medalhas ao longo dos 17 dias de competição. Serão 302 eventos que valerão medalha, e 10500 atletas vão competir em 26 esportes divididos em 39 modalidade em busca do ouro olímpico.
A medalha de ouro de Londres 2012 é composta por 92,5% de prata, 1,34% de ouro e o restante de cobre. A última medalha de ouro maciço foi fabricada para os Jogos de Estocolmo, em 1912.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s