Plano de revitalização da 25 de Março

Programa misto revitaliza trecho da 25 de Março / Anna Helena Villela, Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 387 Maio de 2012

A borda oeste do plano municipal de revitalização urbanística do parque D. Pedro 2º, em São Paulo, é composta por um conjunto de sete quadras, localizadas entre o Pátio do Colégio e o parque. 

Trata-se do ramo final da 25 de Março, fervilhante rua de comércio que no trecho entre a rua General Carneiro e a avenida Rangel Pestana tem vitalidade reduzida.
O projeto desenvolvido pelos arquitetos Anna Helena Villela, Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú complementa o plano global de revitalização da área.

A proposta tem como diretrizes a localização vizinha do terminal intermodal de transportes que se planeja para o parque, a ideia de valorizar a proximidade com o Pátio do Colégio – localizado 22 metros acima da cota da rua 25 de Março e, portanto, com potencial de mirante – e o levantamento de áreas para a inserção de construções.

Grande parte das quadras é composta por edificações de pequeno porte e sem interesse histórico, passíveis de demolição. Em resumo, o intuito geral foi densificar o uso dessa borda através de um programa misto, residencial, comercial e de serviços, e melhorar a qualidade do passeio e áreas públicas. 

Desde o início do processo estiveram na mira do projeto a demolição do edifício-garagem construído irregularmente nos anos 1980 com gabarito destoante do entorno e a substituição do comércio ambulante da praça Fernando Costa por um centro de compras popular. Libera-se, assim, o passeio público para a locomoção e permanência dos pedestres, ordenando-se em contrapartida os vários programas previstos para a área. 

O skyline consolidado na região, com gabaritos crescentes conforme a proximidade da avenida Rangel Pestana, orientou o estudo de massas e volumetrias, propondo-se edifícios menores na proximidade com a praça Fernando Costa e torre de até 30 pavimentos junto à Rangel Pestana. 
Esta via fará a conexão do novo terminal intermodal com a região da Sé. Duas edificações tiveram desenho mais detalhado, em nível de anteprojeto. São elas a galeria de comércio popular e o conjunto de dois prédios e galeria de transposição da cota da Rangel Pestana para a da 25 de Março.  

A primeira tem dois pavimentos comerciais e de serviços, além de cobertura com vista panorâmica. Seu térreo abrigará lojas recuadas e calçadas generosas, com acesso aos andares superiores através de escadas rolantes que partem diretamente da rua. A linguagem é simples e a proporção, horizontal, estudando-se fechamentos em forma de brise como proteção moderada contra a insolação e intempéries. 

Já o conjunto de duas torres, uma residencial e outra comercial, nos lados opostos da Rangel Pestana, terá embasamento em forma de galeria aberta, equipada com escadas rolantes para a confortável transposição dos níveis das vias que ela conecta.

Ficha técnica

Plano Urbanístico Parque D. Pedro – Arco Oeste
Arquitetura Anna Helena Villela, Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú (autores); Bruno Nicoliello, Cecília Torres, Liz Arakaki, Renan Kadomoto, Thiago Moretti e Tammy Almeida (colaboradores); Carolina Yamate, Carolina Domshcke, Felipe Chodin, Karina Kohutek, Luísa Fecchio, Natália Tanaka e Nike Grote (estagiários)

Plano Urbanístico Parque D. Pedro – SMDU
FAU/USP-FUPAM Regina Meyer (coordenação geral); Marta Grostein e José Borelli (coordenação administrativa); H+F Arquitetos, Metrópole Arquitetos e Una Arquitetos (escritórios associados); Hidrostudio e Vetec Engenharia (consultores)


Fonte: Arcoweb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s