Quem é Jane Jacobs?

Jane Jacobs

Provavelmente a maior colaboração de Jane Jacobs às cidades é ter transformado o modo como são analisadas. Sua crítica e idéias reverteram as tendências mais tecnocratas da planificação para dar maior atenção ao valor das comunidades em construir seu próprio projeto social no território. A cidade se humanizou. Jane Jacobs representa ao mesmo tempo um momento histórico, onde nomes de personagens se transformaram em ícones no que se diz respeito a como fazer a cidade.
Jane Walk em Toronto

Dessa forma, ela se encontra na direção oposta a Robert Moses, nome que evoca o projeto urbano subordinado ao excesso de planificação, o que não deixa lugar para o potencial das relações sociais na construção da cidade. A energia de Jane Jacobs surgiu precisamente porque sua casa e bairro histórico se viram afetados pelas imponentes intenções de remodelação urbana de Robert Moses. Jane Jacobs inspira assim a revolução de bairros ativos e cidadãos que já não podem ser entendidos como consumidores passivos de um produto de cidade imposto.

Jane Walk em Toronto

Atualmente surgem as reconhecidas Jane’s Walk, séries de tours de caminhadas na cidade que põem em contato os cidadãos com seu entorno urbano, no intuito de eliminar barreiras sócio-espaciais e revelar as continuidades da cidade.

Integrantes do Jane Jacobs Walk em Tampa, FL

A Jane’s Walk é um programa elaborado no Center for the Living City, que destaca seu legado ao mesmo tempo em que transmite a complexidade da vida urbana contemporânea. Nesse discurso, o compromisso de cidadania com o espaço cívico é fundamental para avaliar as cidades e projetar nelas. Assim como Jane Jacobs convidou durante décadas os cidadãos a sair de suas casas e ver que as cidades funcionam através da experiência, a iniciativa procura consolidar essa motivação. As Jane’s Walks promovem uma complexidade nas cidades que só é compreendida através da observação pessoal e coletiva, o que finalmente constrói o imaginário coletivo das cidades. De fato, seus ideais estão mais vigente do que nunca, citados por organizações cívicas, escolas de arquitetura e urbanismo e ainda por políticos como Barack Obama, que citou Jacobs em uma assembléia cívica.

Criadores do Jane Jacobs Walk em Córdoba

O dia do aniversário de Jane Jacobs se transformou em um grande marco em que os cidadãos saem às ruas para construir uma experiência coletiva no espaço público. A iniciativa, nascida no ano de 2007, já se estendeu a diferentes cidades da América do Norte e inclusive transcendeu barreiras nacionais, em caminhadas pelas vizinhanças feitas no mundo inteiro. Este ano as caminhadas ocorreram simultaneamente em mais de 500 bairros de mais de 80 cidades em quase 20 países do mundo. Esse projeto viral se legitima no dia em que os cidadãos recordam que a cidade é construída por eles.


Jane’s Walk no Brasil / SP é organizado por Laura Belik – laubelik@gmail.com


Helm , Joanna . “Quem é Jane Jacobs?” 03 Oct 2012. ArchDaily. Accessed 06 Oct 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s