Teatro se apropria das ruas do Bom Retiro

 
Talvez o melhor bairro para fazer um teatro nas ruas, já que pela noite não tem ninguém!
A vida comercial de muitas ruas do Bom Retiro faz com que as mesmas não tenham vida pela noite, lojas fechadas, ruas vazias… ou não!
Agora, com a companhia Teatro da Vertigem, essas ruas têm, e muito, movimento!
 
Saiu da Época:


Quando cai a noite, as concorridas lojas populares fecham suas portas, o fluxo de transeuntes diminui e o Bom Retiro ganha outra cara. Dá para notar as rodinhas de coreanos aqui e ali, um ou outro boliviano que caminha pelas vias silenciosas, moradores de rua em busca de uma soleira para dormir e idosos conversando na entrada de seus sobrados. A sensação é de que todos conhecem os segredos escondidos atrás das vitrines, dos velhos edifícios e das janelas à meia-luz, mas não podem revelá-los.
 
Em busca dessas histórias ocultas, o paulistano Teatro da Vertigem adiciona as ruas do bairro multiétnico à sua lista de palcos incomuns – da qual fazem parte uma igreja (em O paraíso perdido, 1992), um hospital (O livro de Jó, 1995) e um presídio (Apocalipse 1, 11, 2000) desativados, além de um barco navegando no Tietê (BR-3, 2006) e andaimes suspensos no Sesc Paulista (Kastelo, 2010). Do Lombroso Fashion Mall a um teatro abandonado, Bom Retiro 958 metros conduz o público numa caminhada envolta pela crítica social e pelo delírio.
 
Ao longo do trajeto, surgem os personagens criados por meio de um processo colaborativo entre os atores, o diretor Antônio Araújo e o dramaturgo Joca Reiners Terron. Há desde uma desconfiada e misteriosa mulher, que alude aos imigrantes judeus estabelecidos na região, até os consumidores de crack, instalados mais recentemente. Como de hábito, o uso de espaços não convencionais para a criação cênica traz riscos. Às vezes, o ritmo se perde ou certas cenas acabam não se resolvendo. Ainda assim, o resultado é um espetáculo provocador – e necessário.
 
Fonte: Época

Uma resposta para “Teatro se apropria das ruas do Bom Retiro

  1. BOM RETIRO 958 METROS De 15/6 a 30/9, qui. a sáb. 21h; dom. 19h (recomenda-se chegar 15 min. antes para ir até o ponto de partida). Oficina Oswald de Andrade: R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3255-2713. Gênero: drama. Duração: 110 min. Classificação: 16 anos. Ingressos (só antecipados): R$ 30. Onde comprar: com taxa pelo 4003-5588 ou pelo ticketsforfun.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s