A arquitetura impossível do Hotel Overlook

O Iluminado é um filme de terror magistral devida a tensão inigualável e um intenso sentimento de mau presságio que permeia pelo filme. Tem como cenário principal o Hotel Overlook, curioso devido as vastas extensões de vazio interior.


A arquitetura do hotel é um tanto interessante. Embora baseado em um hotel real, o filme foi gravado em estúdio (na época, o maior já construído). Muitas áreas internas apresentadas no filme são recriações diretas do layout do hotel. As alterações feitas por Kubrick e o efeito perturbador que elas possuem na visão do espectador nunca foram muito esclarecidas, pois o hotel como mostrado no filme é estruturalmente impossível.


Portas para lugar nenhum, janelas impossíveis, salas que existem simultaneamente em ambos os lados do edifício e ângulos retos contrapondo as faces inclinadas do exterior, contribuem em nível subliminar para natureza intensa e inquietante do Hotel Overlook, confundindo o espectador.

Depois de tentar recriar o layout do Hotel baseado no jogo Duke Nukem, Rob Ager criou estes dois excelentes vídeos mostrando as incompatibilidades citadas:


Uma resposta para “A arquitetura impossível do Hotel Overlook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s