Curiosidades Territoriais #01

As dinâmicas econômicas e políticas levam a criação de territórios de forma bastante diferentes. No que tange as monarquias, esses territórios podem ser ainda mais distintos, já que, as monarquias absolutistas, tomavam decisões unilaterais e podiam condicionar toda a ordenação territorial do país.

O caso do Hyde Park é bastante interessante. Hoje faz parte da vida cotiadiana dos londrinos, porém, há alguns séculos, era um lugar fechado de uso exclusivo da monarquia (adquirido pelo rei Henrique VII já que antes pertencia aos monges da abadia de Westminster). Era um local de caça da monarquia, fechado, bem no centro da cidade. Somente em 1637, com o rei Carlos I, essa área foi transformada em parque público.

Monaco, no entanto, já era um território habitado desde a pré-história. Depois de diversas invasões, em 1692 o rei Luis VIII da França firmou um acordo, aceitando a independencia desse território, contudo foi quebrado e Monaco foi anexado a França com a revolução francesa. Somente em 1815, com o Congresso de Viena, que o pequeno território recuperou parte de sua independência. Hoje a monarquia monegasca é alinhada com as decisões políticas e econômicas da França.

Outras informações interessantes:


Hyde Park + Kensington Park:

– 2,5 km2

– Show do Rolling Stones en 1969 levou 500.000 pessoas ao parque.



Monaco:

– 2,02 km2

– População em 2011 de 36.000 pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s