Embarcadero / São Francisco, EUA

Se historicamente está comprovado que quanto mais ruas, mais carros… menos ruas é sinônimo de menos carros? Se oferecer oportunidades para o transporte, pode ser sim!

engarrafamento

Após a catástrofe ocasionado pelo terremoto em 1989 – que atingiu a cidade de São Francisco, EUA – a Embarcadero Freeway na área da baia teve que ser demolida, devido as graves danificações na estrutura.

Embarcadero-1 (1)

Embarcadero-3

Na época, invés de reconstruir a imensa estrutura viária que existia, decidiu-se criar um novo plano de reurbanização que atingisse toda a área de Embarcadero. Projetou um boulevard – com grandes espaços verdes, bondes elétricos, clicovias e consequentemente menos espaço para os carros.

Veja o vídeo (de 12min.) sobre as transformações na região.

 

No caso de Embarcadero, a solução não foi perfeita – e dificilmente seria – teve um acréscimo significativo de carros em outras vias, a resistência da população em largar o carro num país que a força da indústria automobilística é muito forte e a região teve uma valorização muito alta no local que levou a demolições e saída de antigos moradores e comerciantes da região – mas mesmo assim Embarcadero se tornou um bom exemplo a ser seguido, transformando a antiga região com um imenso elevado de dois andares numa amigável boulevard.

embarcadero-1

embarcadero-2

Referências:
– Cities for People / Jan Gehl
Street Films
ph Positivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s