Volpi pinta São Paulo

Volpi

Alfredo Volpi (1896-1990), uma figura típica paulistana, foi mais um italiano imigrado com pouco mais de 1 ano ao Brasil, instalando-se, com sua família, no bairro do Cambuci e aonde viveu até o fim da vida. Sempre muito simples e autodidata, Volpi é considerado um dos mais importantes artista da Segunda Geração do Modernismo Brasileiro.
Muito contrario ao que a maioria pensa, Volpi não pintava somente bandeirinhas. Ele, inclusive, ficava bastante irritado com esse estereotipo. Volpi começou trabalhando como marceneiro e pintor de paredes e muros decorativos, algo muito comum em 1911. Nos tempos livres, passou a pintar em telas, que ele mesmo sempre preparou e construiu. Muitas de suas tintas também eram produzidas pela artista.
O bairro do Cambuci foi palco de muitas de suas pinturas. Por ter uma personalidade quase que franciscana, vivendo com muita simplicidade, com seu português carregado com sotaque herdado de seus pais, Volpi retratou a vida cotidiana e por seu pincel é possível entender a vida do começo do século na cidade de São Paulo e também no litoral do Estado.
Somente depois dos 40 anos que Volpi passou a integrar círculos de artistas e tomar notoriedade, porém, sua vida era tão solidária e próxima às pessoas, que talvez a maior notoriedade de que deva ser lembrado esse artista é por ter adotado 19 crianças.
O vídeo abaixo, produzidos pela TV Cultura, contam um pouco mais sobre Alfredo Volpi! Vale conferir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s