Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura criam pavilhão temporário no Parque do Ibirapuera – SP

render-exterior_5

O Parque do Ibirapuera em São Paulo terá seus dias de Hyde Park. Como acontece em Londres, com os pavilhões de verão da Serpentine Gallery, a capital paulistana receberá em seu principal parque um espaço temporário e nômade projetado por Álvaro Siza Eduardo Souto de Moura, os dois arquitetos portugueses contemplados com o Pritzker de Arquitetura.

render-exterior_6

A ideia é que o pavilhão transforme-se no centro irradiador de um diálogo entre a arquitetura brasileira e a arquitetura portuguesa. Por trás do projeto está o escritório Estratégia Urbana, pioneiro laboratório de inovação de Portugal na área de arquitetura, urbanismo e design que é coordenado pelo arquiteto Nuno Sampaio.

render-exterior_3

O pavilhão terá 400 m2 e será instalado à margem do lago do parque durante um mês, provavelmente em setembro, onde receberá uma exposição sobre o panorama da arquitetura portuguesa nos últimos 20 anos. Além disso, a estrutura contará com um auditório para 160 pessoas onde serão realizadas conferências e mesas-redonda e uma mostra de filmes.

render-interior_3

Mas o grande encontro acontecerá mesmo no auditório projetado por Oscar Niemeyerdentro do Ibirapuera. Siza e Souto de Moura serão recebidos para uma conversa com Paulo Mendes da Rocha. Como  comenta Nuno Sampaio, “estarão presentes os quatro Pritzker de Portugal e Brasil: Siza, Souto de Moura, Mendes da Rocha e, como autor do conjunto do parque, Oscar Niemeyer”. 

Fonte: “Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura criam pavilhão temporário no Parque do Ibirapuera” 21 Jun 2013.ArchDaily, 23 Jun 2013. <http://www.archdaily.com.br/br/01-122135/alvaro-siza-e-eduardo-souto-de-moura-criam-pavilhao-temporario-no-parque-do-ibirapuera&gt;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s