Sem eira nem beira!

Uma expressão tão usada por muitos, mas com o significado pouco conhecido, que, no entanto, é digno de curiosidade arquitetônica!!

Image

A expressão “Sem eira nem beira” remonta aos portugueses e a arquitetura colonial. Segundo o site Terra,  a expressão veio de Portugal, de navio. A palavra eira vem do latim “area”, significando um espaço de terra batida, lajeada ou cimentada, próximo às casas, nas aldeias portuguesas, onde se malhavam, trilhavam, limpavam e secavam cereais. Depois da colheita, os cereais ficavam ao ar livre e ao sol, a fim de serem preparados para a alimentação ou para serem armazenados.

Image

Quem possuísse uma eira era proprietário e produtor, com terras, casa e bens. Quer dizer que tinha riqueza, poder e status social, explica o professor de Língua Portuguesa Ari Riboldi.

Já a beira é a aba da casa, aquela extensão do telhado que serve para proteger da chuva. “Quem não tem eira nem beira não é dono de terra nem de casa. Nos tempos atuais, é um sem-teto, um sem-terra. Diz-se de quem vive miseravelmente, na extrema pobreza”, esclarece Riboldi.

O professor conta que a expressão ganhou popularidade devido a sua rima e mostra a condição de uma legião cada vez maior de famintos e miseráveis, “na margem das cidades e das estradas, à espera de dias melhores”

Image

Outro site consultado, http://umaviagemcananeia.blogspot.com.br/, afirma que a expressão significa: “Quem tinha: somente a eira, era considerado pobre; eira e beira eram que tinham “mais ou menos” e quem possuia eira, beira e tribeira eram ricos. Foi aí que surgiu a expressão “sem eira, nem beira”.”

Por esse motivo eram colocados 3 niveis de telhado nas casas coloniais, demonstrando riquesa!

No mínimo curioso!

Uma resposta para “Sem eira nem beira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s