Vencedores Prêmio Veronica Rudge Green 2013 de Desenho Urbano

Publicado originalmente em Archdaily – Brasil

2013_08_25_Transformative_Mobility_Medellin_Andalucia_timelapse

Northeastern Urban Integration Project in Medellín, Colombia, Courtesy of Harvard GSD

A Escola de Design de Harvard anunciou os vencedores do 11º Prêmio Veronica Rudge Green de Desenho Urbano: Eduardo Souto de Moura e sua obra do Metro do Porto, Portugal; e o Projeto de Integração Urbana Nordeste em Medellín, Colômbia.

Ao comentar sobre a importância dos dois projetos vencedores, o membro do júri Micahel Sorkin disse: “Se há lições de desenho urbano a serem tomadas de Medellín e Porto, penso que a maior lição tem a ver com a ruptura da segregação entre as disciplinas no campo do projeto. Historicamente entendemos que paisagismo fica em um lugar, arquitetura em outro e desenho urbano em outro ainda, com as três disciplinas em constante conflito a respeito de seus direitos e abrangências. Uma das coisas revolucionárias a respeito de Medellín é que distinguir entre estas disciplinas não é mais tarefa possível.”

Mais sobre os projetos vencedores, cortesia da Escola de Design de Harvard:

2013_08_25_Exhibition_Transformative_Mobility_Porto_station_25b

Eduardo Souto de Moura’s Metro do Porto in Portugal, Courtesy of Harvard GSD

O Metro do Porto, em Portugal, foi projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, que conceituou o metrô e facilitou o andamento do projeto. O prêmio também reconhece o papel central da autoridade de transportes Metro do Porto.

2013_08_25_Exhibition_Transformative_Mobility_Medellin_Andalucia_28hEduardo Souto de Moura’s Metro do Porto in Portugal, Courtesy of Harvard GSD

Projeto de Integração Urbana Nordeste em Medellín, Colômbia, foi financiado pela Prefeitura de Medellín, que recebe o prêmio por sua visão e apoio ao projeto. O prêmio também reconhece a liderança de projeto do arquiteto Alejandro Echeverri e o papel da Empresa de Desarrollo Urbano (EDU) no projeto, administração e execução da obra.

Premiando estes dois projetos, o júri espera enfatizar a potencial destas infraestruturas de mobilidade na transformação das cidades e regiões. A extensão e abrangência destas obras no reparo e regeneração das cidades envolvidas, através de intervenções bem projetadas, são particularmente valiosas no contexto global de urbanização.

As duas obras criam oportunidades de mobilidade que ultrapassam o movimento físico para promover a mobilidade social e revigorar o espaço cívico. Colocar estes dois projetos extremamente diferentes lado a lado também ressalta as divergências econômicas, políticas, culturais e logísticas enfrentadas por ambos.

2013_08_25_Exhibition_Transformative_Mobility_Medellin_gondola_system
Northeastern Urban Integration Project in Medellín, Colombia, Courtesy of Harvard GSD

Os dois projetos, que fazem parte da exposição Transformative Mobilities: Porto & Medellín – aberta até 13 de outubro -, foram homenageados em uma cerimônia e palestra com Rahul Mehrotra, professor e Chefe do Departamento de Planejamento Urbano e Design, nesta última terça-feira, 03 de setembro.

O júri de 2013:

Rahul Mehrotra, Professor de Desenho e Planejamento Urbano e Chefe do Departamento de Planejamento Urbano e Design, Harvard GSD
Anita Berrizbeitia, Professor de Arquitetura da Paisagem, Harvard GSD
Joan Busquets, Martin Bucksbaum Professor de Planejamento Urbano e Design, Harvard GSD
Gary Hilderbrand, Professor de Arquitetura da Paisagem, Harvard GSD
Michael Sorkin, Professor de Arquitetura e Diretor do Programa de Desenho Urbano na Escola de Arquitetura Bernard and Anne Spitzer no City College, Nova Iorque

 

 

Rosenfield, Karissa. “Prêmio Veronica Rudge Green de Desenho Urbano anuncia os vencedores de 2013” [Winners Announced for 2013 Veronica Rudge Green Prize in Urban Design] 04 Sep 2013. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 4 Set 2013.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s