Luz / Left Hand Rotation

foto_luz_maua

O coletivo Left Hand Rotation, formado por colaboradores de diversos países, vem tratando o tema da gentrificação e o papel da cultura nestes processos urbanos. Abordando esta problemática por meio de documentários, o coletivo mostra disputas sociais e políticas em algumas das maiores cidades do mundo.

Neste rico documentário, o foco da análise é o centro da cidade de São Paulo, mais especificamente o bairro da Luz e o comentado projeto Nova Luz, que promete mudar profundamente o caráter da região.

Mesclando imagens cotidianas daquele ambiente urbano com depoimentos de Paula Ribas, Simone Gatti e Raquel Rolnik, o filme traça um perfil da região bastante diferente do estigmatizado apelido “Cracolândia” e expõe a contrapartida do ambicioso projeto de “revitalização” da área: simplesmente um terço de todas as construções serão demolidas no prazo de 15 anos.

O filme esboça um panorama social da região, expondo um retrato que nos faz questionar até mesmo se a palavra “revitalização” é a mais apropriada para o caso. Como dito no filme, revitalizar é dar vida a algo que está morto e, como pode ser visto – apesar das condições sociais e econômicas serem bastante delicadas – este não é o caso do vibrante bairro da Luz.

Romullo Baratto. “Vídeo: Luz / Left Hand Rotation” 09 Sep 2013. ArchDaily. Accessed 9 Set 2013. <http://www.archdaily.com.bTemasr/br/01-138811/video-luz-left-hand-rotation>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s