O que é slowurbanism e slowarchitecture?

LowArchitecture

#slowurbanism e #slowarchitecture

São as novas referências que o Ensaios Fragmentados irá utilizar para mostrar que as cidades e a arquitetura podem gerar espaços de qualidade, onde a vida é realmente vivida.

Logicamente que #slowurbanism e #slowarchitecture esta intimamente ligado com conceitos do “new urbanism” e de arquitetura sustentável. No entanto, os defensores da cidade compacta quase nunca apresentam referências de como esses conceitos são de fato aplicados nas cidades e na arquitetura. Fala-se muito em como deveríamos projetar e pensar a cidade, mas muitos pequenos espaços, mesmo dentro de grandes metrópoles, contam com esses conceitos e qualidades e passam despercebidos.

Os olhos da rua, de Jane Jacobs, estão por todos os lados e o Ensaios Fragmentados pretende capturá-los em fotos e projetos tornando-os as estrelas da cidade!

Por que “slow”?

Assim como os movimentos de “slowfood”, “slowtravel” e, até “slow jornalism” que defendem que a vida tem que ser mais calma e a comida, viagem e o trabalho devem ser melhor apreciados e não realizados de maneira automática, a proposta de slowurbanism e slowarchitecture “concretariam” esse estilo de vida.

Concretariam literalmente, através da construção de espaços ou de políticas públicas que viabilizem uma cidade “mais calma” ou “mais devagar”, o que possibilitaria a seus cidadãos, comer, viajar e trabalhar com mais tranquilidade e menos estresse.

São essas iniciativas e espaços que o Ensaios Fragmentados pretende mostrar.

#maisdevagarporfavor

É uma campanha que o Ensaios Fragmentados lança por uma cidade e atitudes mais colaborativas e amigáveis!

Usaremos esse hashtag para mostrar o extremo oposto do que consideramos como bons exemplos de #slowurbanism e #slowarchitecture.

Convidamos a todos que participem também dessa campanha! Fotografem atitudes ou lugares que diminuem a qualidades vida e que não levem a uma cidade melhor e utilizem o #maisdevagarporfavor

Por construir cidades para serem vividas em plenitude!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s