Polêmica: Engenheiros ainda podem fazer projetos arquitetônicos

projeto-executivo-de-residencia-com-telhado-em-duas-aguas-1291157744086_560x400

O CREA-PR venceu na Justiça ação que pretendia impedir que engenheiros civis elaborassem projetos arquitetônicos. A ação foi impetrada pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Sindarq-PR), na qual o referido sindicato afirmava textualmente que o CREA-PR deveria se abster de autorizar engenheiros civis a atuar na elaboração de projetos arquitetônicos, citando como base a Resolução 51 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR).

Em sua defesa, o CREA-PR argumentou que a criação do CAU não criou um campo de atuação de exclusiva dos arquitetos e que a atividade sempre foi compartilhada entre as duas profissões. Além disso, o CREA-PR ressaltou que a Resolução 51 do CAU/BR está suspensa por decisão liminar de novembro de 2013 e que o conselho extrapolou seu poder de regulamentar ao editar essa resolução, bem como teria afrontado direitos adquiridos e atos jurídicos perfeitos sob a égide da Lei 5194/66.

Em seu despacho, a Juíza Federal Substituta, Soraia Tullio, acatou os argumentos do CREA-PR, indeferiu a ação e julgou improcedentes as alegações do Sindarq-PR. Ela ressaltou que as os projetos arquitetônicos podem ser elaborados tanto por engenheiros quanto por arquitetos.

Para o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, a decisão afirma o entendimento do Conselho quanto aos direitos dos profissionais da engenharia. “Esperamos que essa discussão possa ser definitivamente encerrada e que os profissionais da engenharia e da arquitetura possam trabalhar em harmonia, como sempre o fizeram”, finalizou Krüger.

E você, o que pensa sobre isso?

Fonte: Crea-PR

Uma resposta para “Polêmica: Engenheiros ainda podem fazer projetos arquitetônicos

  1. O CREA é uma entidade de respeito e só qualifica o profissional quando este cursa uma disciplina reconhecida por órgãos competentes, assim os profissionais de arquitetura e urbanismo deveriam ser reconhecido por suas atribuições assim que comprovassem tal competência mediante estudos, na pratica vejo no dia a dia os arquitetos (a maioria)comendo na mãos dos engenheiros, é como se fossem auxiliares super qualificados, pessoas cultas que são acabam nos cargos de chefia, porem os detalhes técnicos, a eficiência, são outros profissionais que orientam. O mercado é grande tem pra todos não sejamos avarentos de querer tudo, uma instituição que age de má fé não merece o respeito da sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s