ONU comemora o primeiro Dia Mundial das Cidades

A ONU comemora nesta sexta-feira, 31 de outubro, o primeiro Dia Mundial das Cidades.
O secretário-geral, Ban Ki-moon, afirmou que “essa é uma oportunidade para celebrar uma das mais complexas e mais grandiosas criações da humanidade”.

image
Xangai

Ban disse que a data é um dos legados da Expo 2010 de Xangai, na qual a comunidade internacional explorou as melhores práticas urbanas e conceitos de todo o mundo.
Ele declarou ser adequado que Xangai seja a cidade anfitriã do principal evento de inauguração desta nova celebração das Nações Unidas.
O tema deste primeiro Dia Mundial das Cidades “Liderando as Transformações Urbanas” indica o poder pioneiro das cidades.
Ban afirmou que “num mundo onde a metade da população já vive em áreas urbanas, o futuro da humanidade é claramente um futuro urbano”.
Urbanização
Segundo ele, o mundo tem de utilizar uma urbanização adequada, o que significa reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, reforçar a resiliência, garantir os serviços básicos como os de água e saneamento e ainda planejar ruas públicas seguras e espaços que possam ser compartilhados por todos.
O secretário-geral disse que cidades mais habitáveis são não só cruciais para os habitantes mas também para oferecer algumas soluções para alguns aspectos chave do desenvolvimento sustentável.
O chefe da ONU afirmou que a data é também uma oportunidade para reconhecer as contribuições dos prefeitos e outros líderes. Transformações urbanas exigem vontade política e a capacidade de coordenar muitos setores interessados.
Ban explicou que os prefeitos dão voz aos cidadãos e desempenham um papel central na construção de cidades bem planeadas, fazendo com que elas sejam os motores de prosperidade, da inovação e da inclusividade.
Ele lembrou que em 2016, a comunidade internacional irá se reunir para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
Segundo Ban, a comunidade internacional deve aproveitar todas as oportunidades que as cidades oferecem para criar uma nova agenda urbana.

via Radio ONU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s