Lina Bo Bardi – 100 anos!

LINA

A arquiteta modernista ítalo-brasileira Achillina Bo ou Lina Bo Bardi (1914-1992) faria cem anos hoje. Ainda há tempo de ver 03 exposições realizadas em comemoração a esta data. O Instituto Bardi reuniu várias iniciativas dispersas em um mesmo comitê curador e apoia três exposições, que abrangem diferentes vertentes da artista, como arquitetura, ilustração, desenho e design.

Além das exposições brasileiras, outras homenagens acontecem até julho de 2015 em Zurique (Suíça), Nova York (EUA), Roma (Itália) e Munique (Alemanha).

Lina Bo Bardi testa suporte de vidro para a Pinacoteca do MASP, 1967. Autor: Lew Parrella

“A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi” – Sesc Pompeia

O Sesc Pompeia apresenta duas exposições até dia 14 de dezembro. “A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi” aborda a arquitetura de Lina, que compreende três grandes projetos: Solar do Unhão (em Salvador), Masp (Museu de Arte de São Paulo) e Sesc Pompeia.

São exibidos desenhos originais de Lina, estudos, plantas, projetos, textos originais, material fotográfico de acervo e documentos relacionados a cada uma das três obras.  O público poderá ver o antes e o depois das contruções.

A mostra tem curadoria dos arquitetos André Vainer e Marcelo Ferraz, que trabalharam 15 anos com Lina.

O material é exposto em três grandes cubos, com textos, anotações e fotos que mostram os bastidores da criação. São exibidos ainda três documentários produzidos para a exposição, com depoimentos da artista e de seus colaboradores.

Segundo os curadores, cada obra remete ao momento da vida política do país. O Masp, por exemplo, remete a um tempo de dúvidas, lutas e desilusões, em fins dos anos 60. E o SESC Pompeia, no final da década de 70 e início de 80, remete a um tempo de reconstruir o futuro dentro de novas bases.

“Habitat” – Revista das Artes no Brasil. São Paulo, SP 1950-1954. Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi. Estudo da capa da Revista número 1, 1951. Colagem sobre papel. 30,1 x 23,7 cm.

Lina Gráfica”– Sesc Pompeia

Ainda no Sesc, “Lina Gráfica”, também até dia 14 de dezembro, aborda a vertente artística de Lina.

Com curadoria de João Bandeira e Ana Avelar,são expostos ilustrações, desenhos originais, cartazes e outros tipos de desenhos não arquitetônicos, produzidos entre 1940 e 1980, na Itália e no Brasil.

A exposição inédita conta com cerca de 100 peças, quase todas pertencentes ao acervo do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.

A diversidade de obras inclui desenhos feitos em bico de pena na juventude, quando cursou o Liceu Artístico de Roma. Há ainda trabalhos como ilustradora de revistas italianas (Bellezza, Grazia, Lo Stile e Domus), além de sua criação na revista “Habitat”, início de sua atuação no Brasil.

Assim como na mostra sobre a arquitetura, “Lina Gráfica” apresenta sete vídeos curtos, até oito minutos cada, com entrevistas de Alexandre Wollner, Claudio Mubarac, Sophia Telles, Francisco Homem de Mello, entre outros.

“O Mobiliário De Lina Bo Bardi: Tempos Pioneiros” – Casa de Vidro

Até amanhã, a Casa de Vidro apresenta a mostra “O Mobiliário De Lina Bo Bardi: Tempos Pioneiros” focada no mobiliário que Lina desenvolveu. A mostra apresenta móveis, quadros e objetos colecionados pelo casal ítalo-brasileiro. Aproximadamente 70% das peças nunca foram exposta antes.

O espaço é a antiga residência da arquiteta com o crítico de arte Pietro Maria Bardi. Construída por Lina em 1951, a casa conta com um terreno de 7.000 m², no Morumbi.

A Casa de Vidro ficará aberta de quinta a domingo, das 10 às 16h30, com entrada até as 15h45. Para grupos ou horários alternativos, é necessário fazer agendamento e haverá cobrança de taxa.

Em 2015, a casa deve abrigar outro projeto, uma mostra sobre a vida pessoal e projetos não construídos pela arquiteta.

Serviços

“A arquitetura política de Lina Bo Bardi” e “Lina gráfica”
Quando: 
Até 14 de dezembro de 2014. Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Onde: Área de Convivência do SESC Pompeia – Rua Clélia, 93, Pompeia
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: (11) 3871-7700 ou www.sescsp.org.br

O Mobiliário De Lina Bo Bardi: Tempos Pioneiros
Quando: ATÉ AMANHÃ!
Visitas devem ser agendadas com antecedência das 10 às 16h30,  entrada até as 15h45.
Onde: Casa de Vidro – Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações e visitas: (11) 3743-3875 / visita@institutobardi.com.br / http://institutobardi.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s