Projeto cria símbolos para os bairros paulistanos!

O designer gráfico Pedro Campos e a fotógrafa e jornalista Stella Curzio são os idealizadores do projeto Identidade São Paulo e tem a missão de criar logotipos para cada um dos 450 bairros da cidade. Tal iniciativa visa contribuir com a divulgação da história e tradições de cada bairro paulistano.

No site oficial do projeto já estão disponíveis, aproximadamente, 20 logotipos de bairros e, clicando em cada um deles, o internauta pode conhecer um pouquinho sobre o bairro. Dê um pulinho no site e veja que interessante!

BAIRROS DE SAO PAULO SP

SÉ O primeiro Logotipo do projeto é uma representação do Marco Zero de São Paulo. O monumento, localizado na Praça da Sé, é o centro geográfico da cidade e, à partir dele, foram estabelecidas as medições de distância das vias públicas e rodovias estaduais. A Igreja Matriz, ou Sé, “batizou” o bairro que conhecemos hoje. A Catedral, está representada em duas das faces e, abaixo, o ano de fundação do bairro, em 1554.


O primeiro Logotipo do projeto é uma representação do Marco Zero de São Paulo. O monumento, localizado na Praça da Sé, é o centro geográfico da cidade e, à partir dele, foram estabelecidas as medições de distância das vias públicas e rodovias estaduais. A Igreja Matriz, ou Sé, “batizou” o bairro que conhecemos hoje. A Catedral, está representada em duas das faces e, abaixo, o ano de fundação do bairro, em 1554.

PERDIZES O vendedor de garapa Joaquim Alves e sua enteada, Teresa de Jesus Assis, foram os grandes responsáveis pelo nome do bairro que conhecemos hoje. Por volta de 1850, criavam em sua propriedade, grandes quantidades destas aves, tornando-se ponto de referência geográfica, conhecida popularmente como “o quintal das perdizes”. O logotipo marca esta história, tendo como principal simbologia uma perdiz. Dois símbolos importantes também são representados: O sino da Independência, atualmente localizado na igreja de São Geraldo e, o Pátio da Cruz, da tradicional instituição de ensino superior, PUC.

PERDIZES
O vendedor de garapa Joaquim Alves e sua enteada, Teresa de Jesus Assis, foram os grandes responsáveis pelo nome do bairro que conhecemos hoje. Por volta de 1850, criavam em sua propriedade, grandes quantidades destas aves, tornando-se ponto de referência geográfica, conhecida popularmente como “o quintal das perdizes”. O logotipo marca esta história, tendo como principal simbologia uma perdiz. Dois símbolos importantes também são representados: O sino da Independência, atualmente localizado na igreja de São Geraldo e, o Pátio da Cruz, da tradicional instituição de ensino superior, PUC.

CANINDÉ Um dos bairros mais paulistanos que existem. No início do século XX era apenas um amontoado de pequenas casas. O Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla está localizado no bairro, e é um dos redutos da comunidade boliviana. Um fato curioso; No final da construção do Estádio Osvaldo Teixeira Duarte, o Estádio do Canindé, os construtores perceberam que esqueceram um gigantesco trator dentro da obra. Para tirá-lo de lá seria necessário quebrar o que acabaram de construir. A solução foi enterra-lo no próprio local. O logotipo foi baseado em sua toponímia, que em Tupi, Canindé significa, “arara-azul”.

CANINDÉ
Um dos bairros mais paulistanos que existem. No início do século XX era apenas um amontoado de pequenas casas. O Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla está localizado no bairro, e é um dos redutos da comunidade boliviana.
Um fato curioso; No final da construção do Estádio Osvaldo Teixeira Duarte, o Estádio do Canindé, os construtores perceberam que esqueceram um gigantesco trator dentro da obra. Para tirá-lo de lá seria necessário quebrar o que acabaram de construir. A solução foi enterra-lo no próprio local.
O logotipo foi baseado em sua toponímia, que em Tupi, Canindé significa, “arara-azul”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s