Intervenção Urbana embaixo de ponte – Estocolmo

0

O site TECNNE é um interessante portal com informação e propostas de arquitetura e urbanismo de todo o mundo. Recentemente eles publicaram um projeto seu em Estocolmo que visa utilizar a parte de baixo de uma ponte como um local de convívio e lazer urbano.

Como a cidade de Estocolmo é formada por inúmeras ilhas, suas conexões acabam sendo, em sua maioria, por pontes. Entretanto, muitas dessas pontes servem somente para o trânsito (simplesmente como local de passagem) e acabam sendo hostis ao convívio mais próximo, em escala de pedestres e de bairros.

A ponte acima conecta o centro da cidade com bairros do subúrbio e foi terminada em 1934 com a finalização de toda a estrutura em concreto. Contudo, a parte de baixo da ponte não tinha um uso adequado, e acabava sendo um espaço de abandono.

O novo projeto propõe local para trânsito exclusivo de pedestres, que beneficiaria a construção de locais para atendê-los, com lojas e bancas. Além disso, também seria possível incluir algumas espaços de permanência com escadarias entre os pilares da ponte, o que possibilitaria vistas diferenciadas da margem e da entrada de água.

As margens próximas ganhariam nova vida, porque não estariam mais abandonadas e sem presença constante de cidadãos, o que geraria uma maior sensação de segurança para a utilização efetiva da área.

 

1 4 2 6 5

 

Escrito en: Intervenciones urbanas
Autor: Marcelo Gardinetti
Fotografía: Visiondivision
Cite: Bajo el puente, Tecnne
Enlace corto: http://tecnne.com/?p=19936

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s