Milton canta Minas Gerais


milton nascimento 20

Minas Gerais um estado que vale por um país. Em sua área territorial caberiam vários países europeus inteiros e em suas montanhas todas as “nacionalidades” que fazem o Brasil.

Uma região tão linda, tão histórica e com paisagens de intermináveis belezas que fazem com que qualquer pessoa se apaixone à primeira vista. Somando tudo isso, sua gente (com um sotaque doce e amigável), sua comida, suas músicas entram na mente de seus visitantes e não vão embora nunca mais.

Isso foi o aconteceu com o carioca/mineiro Milton Nascimento. A história de vida do querido Bituca praticamente conta a história de muitos brasileiros: filho da empregada doméstica Maria do Carmo Nascimento, abandonada grávida pelo namorado, não abandonou o filho mesmo vivendo em uma sociedade preconceituosa e que não aceitava bem mães solteiras (e ainda hoje não aceita). Mesmo muito pobre tentou criar Milton com ajuda da mãe, mas jovem adoeceu e faleceu antes de Milton completar 2 anos.

Felizmente, o casal Lília Silva Campos e Josino Campos adotaram Milton e prometeram à avó de sempre visita-la e não retirar o sobrenome do menino. Em seguida mudaram para Três Pontas em Minas Gerais onde Bituca foi criado pelo casal. Minas Gerais passou, então, a ser a casa de Milton Nascimento.

O álbum Minas (1975), com canções que remetem às Minas Gerais, não foi nomeado somente por causa de seu estado, mas também é uma brincadeira com o nome do cantor MI ton NAS cimento (quer mais mineiro do que isso?). Depois desse álbum, Milton lança Geraes (1976), cuja a capa é um desenho que representa Minas Gerais sempre feito por Milton em cartas enviadas aos amigos junto com sua assinatura.

vinillp-milton-nascimento-minas-_MLB-F-232347629_9597

 

É desnecessário explicar mais relações desse local e esse cantor e como um já não pode ser visto (e ouvido) sem o outro!

Conselho: quando for a Minas Gerais, coloque esses dois álbuns de Bituca e delicie-se com as paisagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s