O que as mudanças do clima têm a ver com os arquitetos/urbanistas?

O interessante vídeo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, dentro da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis, conta e ilustra como as emissões de gases de efeito estufa incidem em riscos naturais e, consequentemente, nas cidades.

A falta de uma conciência ambiental e o crescimento indeterminado das cidades, sem planejamento, aliado ao consumismo exarcebado, são os principais vilões para o aumento de emissão de gases de efeito estufa.

Os arquitetos e urbanistas devem contribuir para evitar a emissão de gases de efeito estufa. Como? Evitando que a cidade se espraie e amplie a mancha urbana, evitar que a mancha urbana cresça em áreas de riscos naturais (salvando milhões de vidas), evitar que a mancha urbana cresça sobre áreas ambientalmente frágeis… ou seja, com planejamento urbano!

Logicamente que não depende somente dos arquitetos e urbanistas (como bem disse o entrevistado do vídeo, Allan Lavell, há muitos interesses econômicos na falta de planejamento), mas se queremos que as futuras gerações possam crescer em cidades seguras e sustentáveis, temos que começar agora (ou já teríamos que ter começado…)!

Cómo afecta el cambio climático a las ciudades. Entrevista a Allan Lavell from Ciudades Sostenibles on Vimeo.

Fonte: http://www.iadb.org/es/temas/ciudades-emergentes-y-sostenibles/videos-iniciativa-ciudades-emergentes-y-sostenibles,6691.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s