Casa Vila Matilde / Terra e Tuma

São Paulo SP – 2011 | 2015

Arquitetura:
Terra e Tuma Arquitetos
Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano
Bruna Hashimoto, Giulia Sofia Galante, Jéssica Zanini, Lucas Miilher, Zeno Muica

Paisagismo:
Gabriella Ornaghi Arquitetura da Paisagem

Estrutura:
Megalos Engenharia

Construção:
Valdionor Andrade de Carvalho e equipe

Fotografias:
Pedro Kok

cvlma_25Baixo recurso financeiro + terreno de 4,8x25m + problemas estruturais existentes + tempo de obra reduzido + problemas de salubridade.
Todos esses obstáculos foram superados pelo projeto do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados para a residência de 95m² da Dona Dalva.
cvlma_29Confira abaixo as imagens e o texto dos autores para o projeto na periferia de São Paulo:

Em 2011, um rapaz nos sondou sobre a possibilidade de projetar uma casa para sua mãe, pessoa de poucas posses, que morava em uma casa com sérios problemas de estrutura e salubridade.

img_02

Dona Dalva há décadas mora na Vila Matilde. Próximos vivem primos, tios, irmãos e amigos. A primeira opção era vender a casa, valor quesomado a uma vida de economias daria para comprar um pequeno apartamento,  mais afastado e, provavelmente, sem elevador, situação complicada para seus setenta e poucos anos.

cvlma_06 cvlma_05Em pouco tempo aclarou-se o óbvio, resistir ao deslocamento, ao isolamento. Não mudar. Levantada a bandeira, cabia a nós e a uma rede de colaboradores mantê-la de pé. Sabíamos que uma vez iniciado o movimento, não haveria volta, tinha que dar certo até o fim.
Tanto os projetos quanto a obra deveriam se adequar aos restritos recursos financeiros da família.

cvlma_27 cvlma_23

No início de 2014 a casa dava nítidos sinais de afecção e começou a ruir. Dona Dalva foi morar de aluguel na casa de um parente próximo.
A casa nova precisava ser construída o mais rápido possível, caso contrário o aluguel consumiria os seus recursos por completo.
Utilizamos nossas recentes experiências com estrutura e blocos aparentes, para viabilizar uma obra de baixo custo, com maior controle e agilidade.

cvlma_15 cvlma_09 cvlma_08

O maior desafio foi a fase inicial da obra. Foram quatro meses demolindo cuidadosamente a casa antiga, ao mesmo tempo em que se executavam as fundações e arrimos que escoravam as casas vizinhas, apoiadas em seus muros de divisa.
Seis meses depois de se iniciar a execução das alvenarias a casa pôde ser concluída.

cvlma_18 cvlma_21

A casa está implantada em um lote com 4,8 metros de largura por 25m de profundidade. O programa dispõe uma casa térrea, com sala, lavabo, cozinha, área de serviço e suíte no térreo a fim de atender a demanda da moradora.

cvlma_01

Uma articulação entre lavabo, cozinha, área de serviço e um jardim interno conectam a sala, localizada na parte frontal, e os quartos localizados na parte posterior.
Na área central da casa, o pátio cumpre a função essencial de iluminar e a ventilar. Esta área, serve também como extensões da cozinha e da área de serviço.

cvlma_19 cvlma_03

No pavimento superior uma suíte foi projetada para receber visitas, totalizando uma área de 95m².
A área sobre a laje da sala foi apropriada como horta, e poderá ser coberta, ampliando o programa da casa a fim de atender a futuras demandas.

cvlma_04 cvlma_02

Uma solução simples, resultado de um processo longo, complexo e gratificante.

cvlma_22

Mais informações: Terra e Tuma Arquitetos Associados

2 Respostas para “Casa Vila Matilde / Terra e Tuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s